Apoios

ABDI

ABDI

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) tem como missão promover o aumento de maturidade digital do setor produtivo brasileiro, por meio do estímulo à transformação digital e à adoção e difusão de tecnologias e de novos modelos de negócios. Vinculada ao Ministério da Economia, a Agência atua na interface entre governo e empresas para qualificar políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao aumento da competitividade da economia brasileira frente aos desafios da era digital.

ABIFER

ABIFER

A ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária foi fundada no dia 8 de agosto de 1977 por fabricantes de equipamentos para o sistema ferroviário, com o objetivo de destacar a importância da indústria e do transporte ferroviário de carga e de passageiros. Mantém relacionamento permanente com operadoras, autoridades governamentais e do legislativo, BNDES, universidades e com os mais diversos segmentos de nossa sociedade.
Tem como missão fomentar o crescimento da indústria ferroviária instalada no País, incentivando a expansão do transporte ferroviário de carga e de passageiros e oferecendo, através de suas associadas, suporte técnico às concessionárias e a seus usuários.
A ABIFER reúne fabricantes de locomotivas diesel-elétricas, vagões de carga de todos os tipos, veículos rodoferroviários, máquinas de construção e manutenção de vias, Trens Unidades Elétricos (metrô, metrô leve e de superfície), Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), Monotrilhos, Aeromóveis, Trens Regionais, interiorismo de carros (portas e janelas), portas de plataformas, sistemas de sinalização, eletrificação e telecomunicação, baterias, motores de tração, transformadores, compressores, freios, pantógrafos, ar condicionado, sistemas de choque e tração, truques de aço fundido e fabricados de chapa e seus componentes: rodas, eixos, travessas, laterais, sapatas e molas, além de materiais para via permanente: fixações elásticas, talas de junção, aparelhos de mudança de via, soldagem de trilhos e dormentes de concreto e aço. Conta também com fabricantes de peças em geral, de aço, ferro fundido e borracha. E congrega empresas de serviços de engenharia, de manutenção, reparação e modernização de veículos ferroviários, remanufatura de rolamentos, integração de sistema e tecnologia embarcada (softwares).

ANPTRILHOS

ANPTRILHOS

Fundada em 2010, a ANPTrilhos é uma associação civil sem fins lucrativos, que reúne as operadoras de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil, com o objetivo de promover o aprimoramento e o desenvolvimento desse meio de transporte no país. Trabalhando com uma visão integrada entre operadoras, indústrias e entidades do setor, a ANPTrilhos visa, através desta integração, trabalhar em soluções e tecnologias que possam contribuir para melhorar a mobilidade urbana em nosso país, de forma a adequá-la à realidade e necessidades de cada cidade brasileira.
Atualmente, estão associados à ANPTrilhos as operadoras de trens de passageiros MetrôRio, SuperVia, VLT Carioca, Metrô de São Paulo, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade, Metrô de Brasília, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Trensurb, CCR Metrô Bahia, Metrofor e CTB; e os fabricantes e fornecedores de equipamentos e serviços, como T´Trans, Alstom, CAF, Pandrol, Thales, Aeromovel e MPE Engenharia.

ASBEA

ASBEA

A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), entidade independente e de abrangência nacional, única representante da atividade empresarial que congrega escritórios de arquitetura e empresas do setor de construção civil, visa a capacitação empresarial deste setor, e articulação institucional, que estimula o desenvolvimento e a afirmação profissional dos associados.
Atualmente a AsBEA tem sede na cidade de São Paulo e atua em conjunto com suas regionais (AM, CE, GO, MG, PR, RJ, RS, SC), sedes ligadas pelo mesmo estatuto, mas com autonomia financeira e operacional. As empresas patrocinadoras ou colaboradoras podem participar tanto da AsBEA a nível nacional quanto das atividades exclusivas das Regionais.

GIZ-MDR

GIZ-MDR

Em Breve.

INFRA WOMEN BRAZIL

INFRA WOMEN BRAZIL

Infra Women Brazil (IWB) é um grupo sem fins lucrativos dedicado à promoção e incentivo da presença de mulheres no setor de infraestrutura.
Com um início informal, nasce de um grupo de mulheres que atuam nos setores público e privado do mercado de infraestrutura, e da necessidade de um espaço em que fosse possível compartilhar ideias, experiências para auxiliar no desenvolvimento da agenda de infraestrutura no Brasil.
Fundado em 2020, o Infra Women Brazil reúne mais de 200 membros dos mais diversos setores do segmento de infraestrutura.

SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE DE MINAS GERAIS

SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE DE MINAS GERAIS

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade tem como missão promover a melhoria contínua da mobilidade e da infraestrutura pública do Estado para ampliar o acesso da sociedade a bens e serviços e contribuir com o desenvolvimento de Minas Gerais.

MOBILIZE

MOBILIZE

Criado em 2011, por Ricky Ribeiro, como um “portal brasileiro de conteúdo exclusivo sobre mobilidade urbana sustentável”, o Mobilize se tornou uma plataforma para a articulação de diversos atores que trabalham para a melhoria das condições de vida nas cidades, em especial pelo prisma da mobilidade urbana. Enfim, cidades mais humanas e democráticas, com transporte público de qualidade, mais estrutura cicloviária e calçadas acessíveis, gerando menos acidentes e um ar mais limpo. O projeto trabalha com 4 objetivos:
Prover conhecimento e conteúdo relevante, abrangente e de diversas formas sobre mobilidade urbana sustentável.
Fomentar o debate público sobre a temática.
Disseminar uma cultura cidadã participativa em prol da melhoria da qualidade de vida das cidades.
Pressionar governos para implantarem políticas públicas efetivas de mobilidade urbana sustentável.

Em breve.