O que você está procurando?

>Palestrantes

PALESTRANTES

 

Em Breve.

PALESTRANTES

 

Alexandre Flores

Alexandre Flores

Cargo: CEO
Instituição:
Bikebox Bicicletários Digitais
Palestra: Infraestruturas Inteligentes p/ Bicicletas


Alexandre Flores tem 47 anos, Engenheiro Civil, natural de São Paulo-SP.
Anteriormente trabalhou em conceituadas empresas de engenharia da capital como: Ultratec, KTY e UTC desenvolvendo projetos para o setor petroquímico.
Em 2.000 tornou-se Co-Fundador e Sócio-Diretor da Alltecno Engenharia empresa localizada em Ribeirão Preto-SP, onde, há 20 anos desenvolve projetos para o setor sucroalcooleiro.
Participou dos mais importantes investimentos realizados por este setor sucroalcooleiro no Brasil e no Exterior realizando a gestão de projetos de arquitetura, estruturas de concreto armado e estruturas metálicas para os mais diversos tipos de equipamentos.
Em 2.013 fundou a Global Hub, maior coworking da América Latina localizado em Ribeirão Preto-SP.
Em 2.017 fundou a Bikebox após ter desenvolvido e patenteado o projeto do primeiro bicicletário automatizado do país.

Anderson Benino

Anderson Benino

Cargo: CEO/Head of Sales
Instituição:
Motora Technologies
Palestra: Inteligência Artificial aplicada em DriverAnaylitcs e seus benefícios


MBA em Marketing pela PUC-SP. Experiência de 17 anos na área comercial e inovação em Mobilidade e Seg. Pública,Inteligência Artificial,Visão Computacional.
Na Motora, startup investida pelo Fundo Aeroespacial da Embraer, atua como CEO em projetos de Visão Computacional e Inteligência Artificial

Caio Miranda Carneiro

Caio Miranda Carneiro

Cargo: Vereador
Instituição:
Câmara Municipal de São Paulo
Palestra: Futuro da Mobilidade Urbana: políticas públicas e novos modais


Vereador em São Paulo, advogado formado pela USP e ex-assessor Jurídico do Tribunal de Contas do Estado com atuação no combate à corrupção. Eleito por meio de campanha digital, Caio tem como missão aproximar os jovens da política e atua nas áreas de juventude, mobilidade, sustentabilidade, desburocratização e eficiência da máquina pública. Já teve mais de 20 projetos aprovados, nenhum vetado.

Ciro Biderman

Ciro Biderman

Cargo: Professor Doutor
Instituição:
FGV/CEPESP
Palestra: Mobilidade do futuro


Ciro Biderman é Professor do mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pesquisador coordenador do Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público (CEPESP/FGV). Pos doutor em Economia Urbana pelo DUSP/MIT em 2007 e Doutor em Economia pela FGV em 2001. Seu interesse de estudo inclui economia regional e urbana focado em políticas públicas no nível sub-nacional com ênfase em transportes e uso do solo. Foi diretor de Inovação da São Paulo Negócios (2016) e Chefe de Gabinete da SPTrans (2013-2015) ambos da Prefeitura de São Paulo.

Eduardo Felipe Zambom Santana

Eduardo Felipe Zambom Santana

Cargo: Pesquisador IME
Instituição:
USP – InterSCity
Palestra: Visualização de dados de mobilidade de São Paulo


Eduardo Santana é doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2019), trabalha na área de cidades inteligentes desde 2015 trabalhando principalmente nos temas plataforma de software, simulação e visualização de dados, tendo diversas publicações nessas áreas. Também trabalhou com desenvolvimento de software por mais de 10 anos, além de ter dado aulas por 7 anos na Universidade Anhembi Morumbi.

Fábio Manzano

Fábio Manzano

Cargo: Consultor e Advogado
Instituição:
AM-Assessoria e Consultoria
Palestra: Sistema para otimização de tráfego para as equipes de preparação e respostas a urgência e emergência usado na cidade de Catanduva


Mestre pela Universidade Católica Argentina – UCA. Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP com graduação em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara – UNIARA. Consultor e Advogado, sócio da empresa “AM-Assessoria e Consultoria”, especializada em Administrações Municipais.

Flavia Consoni

Flavia Consoni

Cargo: Professora do programa de Pós Graduação em Política Científica e Tecnológica
Instituição:
Instituto de Geociências da UNICAMP
Palestra: A cidade em foco: políticas públicas para a promoção da eletromobilidade


É Professora Dra. do Programa de Pós Graduação em Política Científica e Tecnológica, do Instituto de Geociências da UNICAMP. Como coordenadora do Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico (LEVE), tem conduzido pesquisas com foco nas políticas públicas para promoção de cidades inteligentes e da mobilidade de baixa emissão, em parcerias com a agência de cooperação alemã GIZ, no âmbito do PROMOB-e (Projeto Sistemas de Propulsão Eficiente) e com a empresa CPFL (Projetos P&D Aneel).

Gabriel Gomes de Oliveira

Gabriel Gomes de Oliveira

Cargo: Pesquisador
Instituição:
UNICAMP
Palestra: Cidades Inteligentes: Um novo padrão para sociedades Estudo de caso da cidade de Campinas, com foco em Transporte Público, na coleta de dados precisos, utilizando equipamentos específicos, para melhoria deste segmento


Gabriel Gomes de Oliveira é formado em Engenharia Civil pela Universidade Paulista (UNIP). Atualmente é estudante de mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente um Ph.D. Candidato pelo Departamento de Comunicação (DECOM) da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da UNICAMP. Profissional com experiência em engenharia de aplicações, processos e definição de escopo técnico de obras, residenciais, comerciais e industriais, de diferente portes. Habilidades técnicas conquistadas com alto nível de comprometimento em todos os projetos designados, auto motivados, com foco direto em atividades sob responsabilidade, habilidades efetivas de trabalho em equipe e potencial de. Atualmente, é Diretor Técnico e Financeiro do Simpósio Brasileiro de Tecnologia (BTSym) e pesquisador do Laboratório de Comunicação Visual (LCV). Os principais tópicos de interesse são Smart Cities, Internet das Coisas, Smart Grid, Broadcasting, Big Data, IoT, Aplicações de Sistemas Fotovoltaicos, Energia Solar, Sistemas de Previsão de Geração Solar Fotovoltaica. Membro estudante do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE).

Guilherme Belegante

Guilherme Belegante

Cargo: Coordenador de Planejamento de Transportes
Instituição:
Prefeitura de Joinville
Palestra: Smart Mobility – Tecnologia aplicada à gestão da mobilidade


No mês de Maio aconteceu a saída do secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Conti. Desta forma, o novo palestrante será o coordenador de Mobilidade Urbana, Guilherme Belegante, que ministrará o tema “Smart Mobility – Tecnologia aplicada à gestão da mobilidade”.
Formado em Engenharia de Transportes e Logística pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em modelos de simulação de tráfego. Atualmente é coordenador na Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, liderando a equipe de Planejamento de Transportes na Prefeitura Municipal de Joinville. Participou da construção do banco de dados do município voltado à gestão da mobilidade, através de parcerias e do uso de ferramentas Open Source. Foi responsável pela implantação da simulação de tráfego – Smart Mobility -projeto premiado pelo Instituto Smart City Business America (2019) e Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense (2019).

Guto Castro

Guto Castro

Cargo: Diretor de Comunicação Social
Instituição:
Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Natal
Palestra: Ética no trânsito? Será o caminho para uma cultura de paz na mobilidade Urbana?


Guto Castro é Filósofo, Educador e Especialista em Filosofia Clínica. Autor dos livros A Ribeira (1994-1998); O Quinto Mandamento (1997); Quem Matou Zefa Fauna?; 13 Poemas Muito Ruins (2013) e Metanásia? (2019). Há mais de 20 anos atua como consultor no mundo corporativo e é palestrante convidado em diversas faculdades e institutos federais no país.

Jens Giersdorf

Jens Giersdorf

Cargo: Diretor de Projeto
Instituição:
 GIZ
Palestra: PNME – Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica


Desde janeiro de 2017, Dr. Jens Giersdorf é diretor do projeto PROMOB-e pela GIZ. De 2013 a 2016, foi coordenador de componentes no projeto de biogás DKTI, também pela GIZ. Ele recebeu seu PhD em 2012 na Universidade Livre de Berlim sobre “Política e Economia da produção e do consumo de Etanol e Biodiesel no Brasil”. De 2008 a 2013 foi chefe do Grupo de Assuntos Internacionais Centro Alemão de Pesquisa em Biomassa (DBFZ) em Leipzig.

João Octaviano Machado Neto

João Octaviano Machado Neto

Cargo: Secretário de Estado de Logística e Transportes
Instituição:
Secretaria de Logística e Transportes do Governo do Estado de São Paulo
Palestra: Segurança Viária e Ações para redução de acidentes


João Octaviano Machado Neto é engenheiro Civil, e atua como Secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, desde Janeiro de 2019. De Abril a Dezembro de 2018, foi Secretário Municipal de Mobilidade e Transportes. De Janeiro de 2017 à Abril de 2018, foi Presidente da CET- Companhia de Engenharia de Tráfego. De Março de 2015 a Janeiro de 2017, foi Secretário Executivo do Programa de Parceria Público Privada para a Habitação.

Jonathan Canfield Sniecikoski

Jonathan Canfield Sniecikoski

Cargo: Gerente de Cidades Humanas e Inteligentes
Instituição:
Prefeitura Municipal de Joinville
Palestra: Sistema de Gestão Integrado – Mobilidade Urbana


Formado em Sistemas de Informação pela universidade UNISOCIESC, é especialista em desenvolvimento de sistemas de missão crítica, participou ativamente na criação e implantação de sistemas na área rodoviária. Desde sistemas de pedágio até sistemas de ITS (Intelligent Transportation System), realizou a integração e operacionalização dos diversos módulos que envolvem todas áreas da gestão rodoviária.
Atualmente na Secretaria de Planejamento Urbano da cidade de Joinville/SC é responsável por toda a infraestrutura tecnológica e gestão das informações estratégicas para as ações de mobilidade urbana inteligente, também é responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas que apoiam a expansão tecnológica da cidade e a mobilidade urbana da cidade. Propõe uma nova visão para gestão pública na área da mobilidade, com políticas de longo prazo que aproximem o ambiente tecnológico e inovador ao ambiente público.
Com fortes características da cultura DevOps e espírito empreendedor, possui uma visão holística única sobre as questões de mobilidade urbana, propõe uma quebra do paradigma da gestão pública na área de mobilidade através da análise de grandes volumes de dados da mobilidade e utilização de recursos computacionais como inteligência artificial e machine learning para encontrar facilitadores na tomada de decisão da gestão pública nas questões de mobilidade.

José Felipe Quintanilha França

José Felipe Quintanilha França

Cargo: Presidente
Instituição:
Instituto Municipal de Trânsito e Transporte de Campos-RJ (IMTT)
Palestra: Sistema Inteligente e Integrado de Transporte Coletivo


Mestre em Sociologia Política (UENF), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV), atua nas áreas de Gerenciamento de Projetos na Administração Pública com ênfase em Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Econômico. Secretário de Desenvolvimento Econômico e Presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte de Campos dos Goytacazes-RJ

Luis Fernando Villaça Meyer

Luis Fernando Villaça Meyer

Cargo: Diretor de Operações
Instituição: Instituto Cordial
Palestra: “Data driven cities / Cidades orientadas por dados”


Diretor de Operações do Instituto Cordial, arquiteto e urbanista graduado e mestrando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, foi membro do Conselho Municipal de Política Urbana e assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, onde coordenou a elaboração dos Planos Regionais das Subprefeituras.

Marcel Ogando

Marcel Ogando

Cargo: Co-founder & CTO
Instituição:
Milênio Bus
Palestra: O impacto de dados estratégicos em tempo real no transporte coletivo


Co-fundador da Milênio Bus, Marcel Ogando possui 31 anos e é formado em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Já trabalhou por mais de 10 anos na área de tecnologia em grandes empresas, tais como Credit-Suisse, JPMorgan, Itaú-Unibanco e Ernst & Young. Fundou a Milênio Bus em Junho/2018, após o seu projeto de contagem de passageiros em tempo real ser premiado em Harvard e no MIT. Hoje, sua startup já conta com 4 funcionários e está apresentando um rápido crescimento no setor de mobilidade urbana.

Marcio Siqueira Machado

Marcio Siqueira Machado

Cargo: Doutorando em Gestão Urbana
Instituição:
Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana – PPGTU / PUC-PR
Palestra:Rede de cidades hiperglobalizadas e o futuro da aviação mundial: desafios e perspectiva


Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS (2007), tem Mestrado em Urbanismo e Políticas Territoriais pela Politécnico de Milão (2010) e Mestrado Profissional em Planejamento Urbano pela University of Southern California em Los Angeles (2016). Possui experiência docente e de pesquisa no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente investiga a evolução do conceito de cidade global no curso de doutorado em Gestão Urbana realizado na PUC-PR com previsão de conclusão em Abril de 2021. Com o intuito de inserir-se na rede urbana de cidades mundiais trabalhou como comissário de bordo na Emirates Airline, residindo em Dubai e visitando mais de uma centena de cidades entre 2011 e 2014. Possui publicações no Brasil e no exterior, tendo escrito capítulo de livro e diversos artigos sobre urbanismo sustentável, desenvolvimento regional e a rede de cidades globais. No primeiro semestre de 2020 trabalhou na sede da agência das Nações Unidas para assentamentos Humanos (ONU-Habitat) em Nairóbi, Quênia. Lá, colaborou com projetos de planejamento urbano em Moçambique e na publicação do Relatório Global sobre Políticas Nacionais de Planejamento Urbano. Reside em Curitiba no Paraná.

Marcelo Chiavegato Arnellas

Marcelo Chiavegato Arnellas

Cargo: Estagiário de Arquitetura e Urbanismo
Instituição:
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Palestra: Jornada do Cliente CPTM


Estudante de graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, realizou intercâmbio na Corvinus University of Budapest (Hungria) e trabalha como estagiário no Departamento de Pesquisa e Mobilidade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Natália Lackeski

Natália Lackeski

Cargo: Coordenação de Projetos
Instituição:
Instituto Aromeiazero
Palestra: Crianças, bicicletas e o futuro de nossas cidades


Coordenadora de projetos no Instituto Aromeiazero, é Bacharel em Produção Cultural pela UFF e especialista em Gestão de Inovação Social pelo Instituto Amani. Atua nas áreas de cidades sustentáveis, engajamento comunitário e cultura, com experiências no setor público e social.

Orlando Gonçalves Faya Junior

Orlando Gonçalves Faya Junior

Cargo: Arquiteto
Instituição:
CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Palestra: Jornada do Cliente CPTM


Arquiteto e Urbanista, desde 2012 atua na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, na qual teve experiências como arquiteto, exercendo suas atividades dentro das equipes do Departamento de Projetos Funcionais, Departamento de Planejamento de Transportes e, atualmente, no Departamento de Pesquisa e Mobilidade, da Gerência de Planejamento Estratégico e Empresarial – Diretoria de Planejamento e Negócios.
Durante o biênio 2014/2015, foi trainee do programa Comprehensive Urban Transportation Planning, bolsa oferecida pela JICA – Japan International Cooperation Agency & MLIT – Ministry of Land Infrastructure and Tourism . Atualmente, aprofunda a pesquisa e conclui mestrado a respeito da relação cidade x ferrovia, dentro do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo (PPG-FAUUSP), onde desenvolve o trabalho “ENTRETRILHOS: TERRITÓRIOS FERROVIÁRIOS, ROMPIMENTOS E RECONEXÕES”.

Ricky Ribeiro

Ricky Ribeiro

Cargo: Fundador
Instituição:
Portal Mobilize
Palestra: Mova sua Mente – Mobilidade Urbana Sustentável


Graduado em Administração Pública pela FGV, com mestrado em Sustentabilidade e MBA pela Universidade de Barcelona. Fundador do Mobilize Brasil e consultor da empresa EY. Coautor do livro Movido pela Mente. Vencedor do Prêmio Estadão PME, do Prêmio Trip Transformadores e muitos outros. Diagnosticado em 2008 com uma doença neurológica degenerativa, a esclerose lateral amiotrófica (ELA) lhe tirou todos os movimentos, sem afetar sua mente. Hoje, trabalha e se comunica por meio de um leitor óptico que interpreta os movimentos da pupila.

Rodolfo Meneguette

Rodolfo Meneguette

Cargo: Professor
Instituição:
Universidade de São Paulo
Palestra: Sistema para otimização de tráfego para as equipes de preparação e respostas a urgência e emergência usado na cidade de Catanduva


Bacharel em Ciência da Computação pelo Universidade Paulista (UNIP) em 2006. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2009. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2013. Pós-Doutorando pela Universidade de Ottawa (UOttawa) em 2017. Atualmente é professor da Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de pesquisa internet das coisas com foto em computação urbana.

Suzana Regina Moro

Suzana Regina Moro

Cargo: Pesquisadora
Instituição:
Universidade Federal de Santa Catarina
Palestra: Modelos de negócio de compartilhamento: uma abordagem para a geração de valor sustentável


Suzana R. Moro atualmente é pesquisadora e doutoranda em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina, investigando estratégias competitivas e boas práticas industriais por meio de modelos de negócio inovadores e sustentáveis, servitização e sistemas produto-serviço (PSS). Entre seus estudos recentes destacam-se os de sistemas de compartilhamento relacionados com mobilidade, por exemplo car-sharing e bike-sharing: suas barreiras e oportunidades no contexto nacional. Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), especialização em Gestão Estratégica de Pessoas (PUC- PR) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Suzana já atuou como professora do curso de Engenharia de Produção na UEM, trabalhou no setor industrial no planejamento e controle de produção, e desenvolvimento de produtos e processos, e como consultora em Gestão da Inovação em empresas industriais e de tecnologia da informação.

Túlio Lessa

Túlio Lessa

Cargo: Co-fundador
Instituição:
Ecobonuz
Palestra:


Túlio Lessa é sócio-fundador da Ecobonuz, programa de fidelidade pioneiro por integrar sistemas de transporte e varejo. Engenheiro mecânico graduado pela PUC-MG e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC, Túlio possui grande experiência na gestão de empresas de transporte de passageiros, tendo atuação em cargos de liderança no segmento.

PATROCÍNIO APRESENTADOR

PATROCÍNIO PLATINA

PATROCÍNIO DIAMANTE

PATROCÍNIO OURO

PATROCÍNIO PRATA

APOIO INSTITUCIONAL ESTRATÉGICO

APOIO ESTRATÉGICO INTERNACIONAL

APOIO INTERNACIONAL

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

EVENTO PARALELO