a


Don’t _miss

Wire Festival

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam blandit hendrerit faucibus turpis dui.

O que você está procurando?

>Palestrantes

PALESTRANTES

 

Alberto Abdu

Alberto Abdu

Cargo: Representante
Instituição: Bosch
Palestra: “Cultura da carona: como incentivar que mais pessoas adotem esse comportamento”


Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia.
MBA’s em Gestão de Projetos e Marketing pela ESIC – Business & Marketing School
Especialista em Motores Veiculares pelo Otto-von-Guericke University – Magdeburg – Alemanha
Aluno visitante do Doutorado em Engenharia de Minas – Escola Politécnica da USP.
Trabalha há 25 anos na Robert Bosch, onde atuou nas áreas de Engenharia de Desenvolvimento de Sistemas Powertrain, Vendas Corporativas à Montadoras e Desenvolvimento de Negócios IoT e Indústria 4.0 no setor de Mining & Metals.
Atualmente, é responsável pelo aplicativo de carona compartilhada corporativa denominado SPLT que beneficiará mais de 15.000 colaboradores/terceiros da Robert Bosch América Latina em plantas/escritórios no Brasil, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Pananá, entre outros.

Ana Lúcia Lopes

Ana Lúcia Lopes

Cargo: Mentora de comunicação e Diretora de Redação
Instituição: Revista Sobretrilhos
Palestra: “Quais são as tecnologias disponíveis que vão ajudar na promoção da revolução da mobilidade?”


Ana Lúcia Lopes começou a trabalhar com comunicação aos 12 anos, como apresentadora de um programa de rádio. Possui formação superior em Jornalismo, Criação de Roteiro para Rádio, TV e Cinema e especializações pela Sociedade Brasileira de Coaching.  Atuou em diferentes veículos como repórter e editora-chefe. É escritora, mentora de comunicação e diretora de Redação da Revista Sobretrilhos.

Anne Dorothee Slovic

Anne Dorothee Slovic

Cargo:
Instituição: IAG/ Universidade de São Paulo
Palestra: “Contribuições de questionários como uma ferramenta essencial no desenvolvimento de políticas de transporte e ambientais inclusivas na cidade de São Paulo”


Pós-doutoranda na Universidade de São Paulo (USP), vinculada ao projeto de pesquisa internacional ASTRID (Acessibilidade, Justiça Social e Exposição a poluição do ar), colaborações entre a USP, University of Surrey (Inglaterra), e University of Twente (Holanda). Especializada em estudos comparativos em centros urbanos, particularmente em questões relacionadas a degradação ambiental, acessibilidade ao transporte e programas visando a melhoria da gestão ambiental e equidade em centros urbanos. Possui doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da USP na linha de pesquisa de saúde ambiental. Realizou estagio de doutoramento sanduíche na Princeton University (Estados Unidos). Possui mestrado em Negócios Internacionais com foco em desenvolvimento econômico e político pela School of International and Public Affairs (SIPA) da Columbia University (Estados Unidos) e graduação em Relações Internacionais pela Drexel University (Estados Unidos). Temas de pesquisa incluem políticas de qualidade do ar e saúde urbana, mobilidade, saúde global e justiça social. Trabalha em projetos desenvolvidos em parcerias internacionais com pesquisadores da University College London (Inglaterra), Universidade Federal de Minas Gerais sobre as associações entre ambiente construído e coesão social e saúde mental.  Atualmente é revisora e editora Ad-hoc para o Journal of Transport and Health e membro da LAC – Urban Health Network, rede internacional de pesquisadores em saúde urbana na América Latina.

Antonio Carlos Evangelista

Antonio Carlos Evangelista

Cargo: Professor
Instituição: Instituto de Arquitetura e Engenharia do Triângulo Mineiro – IEATM
Palestra: “Oportunidades e tendências – O BRT em cidade média: uma revolução Urbana”


Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Engenheiro Civil, possuo mestrado em Planejamento Urbano e Regional de Transportes na França, Universidade de Lyon. Trabalhei na Empresa Ferroviária Francesa na região parisiense com gestão de risco de projetos de mobilidade urbana. Pesquisador em projetos de mobilidade.

Arthur Orlando

Arthur Orlando

Cargo: Gerente Comercial
Instituição: Departamento de Infraestruturas, Aeronáutica e Indústria Automotiva na Business France
Palestra: “A mobilidade elétrica tem enormes implicações para o ambiente construído, o futuro da rede e a enorme transição energética para os combustíveis renováveis, exigindo mudanças fundamentais na infraestrutura urbana”


Arthur Orlando é atualmente Gerente Comercial do Departamento de Infraestruturas, Aeronáutica e Indústria Automotiva na Business France, serviço comercial da Embaixada da França no Brasil, onde trabalha desde 2012 ajudando empresas francesas a se desenvolverem no país nos diversos segmentos em que atua. Quando esteve baseado no Consulado da França no Rio de Janeiro, foi gerente do setor de petróleo e gás durante
mais de 6 anos. Ao longo dos anos, participou do desenvolvimento de mais de 200 empresas francesas participantes de mais de 15 missões empresariais diferentes em todos o país realizando estudos de mercado, análise setorial, ajuda na busca de financiamento em projetos de internacionalização e programa de reuniões em missões empresariais no Brasil. No setor automotivo, tem analisado os impactos sociais , econômicos e tecnológicos das políticas públicas francesas para o uso de carros elétricos, um dos projetos mais ambiciosos e inovadores do mundo atualmente. Além disso, tem buscado identificar as
oportunidades de desenvolvimento de negócios para empresas francesas nos setores de ITS, inovações em aftermarket automotivo e indústria 4.0. Arthur Orlando é graduado em Relações Internacionais pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e obteve seu MBA especializado em Gestão de Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio) no ano de 2015.

Atilio Pereira

Atilio Pereira

Cargo: Presidente
Instituição: Fórum de Mobilidade
Palestra: “A importância dos programas e políticas de gestão e operação de trânsito pra garantir a mobilidade das pessoas com segurança nas cidades”


PREFEITURA MUNICIPAL DE HORTOLÂNDIA
Janeiro de 2017 até o momento
Secretário de Mobilidade Urbana do Município de Hortolândia
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS
Fevereiro de 2011 a Dezembro de 2016
Secretário de Transportes e Trânsito do Município de Guarulhos
EMPRESA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPINAS – EMDEC S/A
Janeiro de 2005 a Dezembro de 2010
Diretor de Operações
SÃO PAULO TRANSPORTES – SPTrans S/A
Janeiro de 2012 a Dezembro de 2014
Diretor Operacional da São Paulo Transportes – SPTrans
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Janeiro de 2010 a Dezembro de 2012
Secretário da Subprefeitura de São Paulo

Cadu Ronca

Cadu Ronca

Cargo: Cofundador e Diretor
Instituição: Instituto Aromeiazero
Palestra: “Bike Share em benefício das periferias”


Cofundador e Diretor do Instituto Aromeiazero – organização que utiliza a bicicleta para ampliar a liberdade de pessoas e territórios. Especialista em Gestão de Sustentabilidade – FGV-SP e Gestão de Negócios Socioambientais – FIA-USP + Artemísia + IPÊ. Dezesseis anos de experiência na área socioambiental e de engajamento comunitário, especialmente a partir da bicicleta (própria ou compartilhada).

 

Caio Miranda Carneiro

Caio Miranda Carneiro

Cargo: Vereador da cidade de SP
Instituição: Cidade de SP
Palestra: “Apesar de garantido na Constituição Federal como um direito social, o transporte coletivo nas grandes cidades brasileiras serve para reproduzir e manter as desigualdades sociais. Como mudar este cenário?”


Caio Miranda Carneiro é advogado por formação (USP) e vereador da cidade de SP por gostar de provocar a mudança. Tem mobilidade e sustentabilidade como principais frentes de trabalho e vê na sua atuação na Câmara Municipal um propósito de trazer os jovens para perto da política novamente.

Carlos Guitti de Souza

Carlos Guitti de Souza

Cargo: Diretor Executivo
Instituição: Vísent
Palestra: “Informações para fins de Mobilidade Urbana de Modo Centralizado, independente de Tecnologia e qualquer momento”


Carlos Guitti atualmente é Diretor Executivo da empresa Vísent, empresa brasileira especializada em soluções de OSS e BSS no negócio em Telecomunicações, presente nas grandes empresas operadoras de telecomunicações. Tem larga experiência na área de estratégia, estudos de viabilidade, negócios e geração de soluções, com ênfase em mobilidade urbana, monetização de dados, customer experience e user experience; experiência em implementação de novas tecnologias de telecomunicações, tendo participado ativamente de todo o processo de telecomunicações móveis no Brasil nos serviços de voz e dados, fixos e móveis.

Carolina Padilha

Carolina Padilha

Cargo: Fundadora
Instituição: Carona a Pé
Palestra: “Mobilidade ativa, as crianças e a cidade”


Carol Padilha, 33 anos, pedagoga, estudiosa da temática de mobilidade ativa e fundadora do Carona a Pé. Atua na capacitação de comunidades escolares na garantia da melhoria dos trajetos casa-escola com o objetivo de que mais crianças melhorem a relação com a cidade onde vivem. Acredita que bom humor, criatividade, cooperação e diálogo são os elementos fundamentais para quem deseja ter qualidade de vida em grandes centros urbanos.

Clarisse Cunha Linke

Clarisse Cunha Linke

Cargo: Diretora Executiva
Instituição: ITDP – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento
Palestra: “Como desenhar vias urbanas que proporcionem acesso seguro e conveniente para as pessoas e encontrar soluções que correspondam às singularidades e vocações de cada espaço.”


Direção Executiva – Clarisse Cunha Linke é Mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE), onde recebeu o prêmio “Titmuss Examination Prize” em 2005.
Ela se juntou ao ITDP Brasil em 2012 e atua como Diretora Executiva do escritório no Brasil. Em 2019, foi reconhecida como “Remarkable Women in Transport” pela Iniciativa Transformadora de Mobilidade Urbana (TUMI).

Constance Jacob Melo

Constance Jacob Melo

Cargo: Coordenadora
Instituição: Projeto Nossa Rua
Palestra: “Promovendo e Experimentando de um Modelo de Cidade Para Pessoas – Projeto Nossa Rua.”


Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Ciências Biológicas, mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014).
Atualmente é coordenadora especial para a área central da Prefeitura Municipal de Teresina. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Urbanismo Sustentável, experiência em estudo de viabilidade, concepção e elaboração de projeto legal de edifícios comerciais, residenciais e loteamentos urbanos, estudos para melhorias urbanísticas em bairros, como criação de novos equipamentos públicos, upgrade de paisagismos, elaboração de estudos de impacto de vizinhança, certificação ambiental e implementação de novas tecnologias (wi-fi, sistema de coleta de lixo, rede de segurança, sistema de compartilhamento de bicicleta) que garantam o conforto dos usuários.
Atuando principalmente nos seguintes temas: urbanismo, planejamento urbano, sustentabilidade urbana, qualidade de vida e metabolismo urbano.

Daniela Swiatek

Daniela Swiatek

Cargo: Co-fundadora
Instituição:
MobiLab – Laboratório de Inovação em Mobilidade da Prefeitura de São Paulo
Palestra: ”Apesar de garantido na Constituição Federal como um direito social, o transporte coletivo nas grandes cidades brasileiras serve para reproduzir e manter as desigualdades sociais. Como mudar este cenário?”


Especialista em inovação em governo e mobilidade urbana, fundadora e coordenadora executiva da MobiLab (Cidade de São Paulo), pesquisadora em Harvard, Universidade de Newcastle e Academia Polonesa de Ciências, Daniela é PhD pela Universidade de Economia de Viena e mestra pela Fundação Getúlio Vargas. Ela trabalhou como chefe de equipe interina para a agência de trânsito de São Paulo, nos governos municipal, estadual e federal no Brasil e em projetos de pesquisa da União Europeia.

Darcy Olmos

Darcy Olmos

Cargo: Chefe
Instituição: Airbus Urban Mobility – LATAM
Palestra: “Mobilidade aérea, drones, EVTOL: Como o Brasil está se preparando para as novas tendências que irão mudar o cenário de mobilidade urbana no mundo”


Darcy é chefe da Airbus Urban Mobility – LATAM, onde lidera e implementa iniciativas para ajudar a abrir a terceira dimensão da mobilidade (ar). Neste papel, suas obras abordam o desenvolvimento de negócios, relações governamentais, construção de ecossistemas, iniciativas de cidades inteligentes, inovação financeira, estratégia e muito mais, todas essenciais para o futuro da mobilidade. Com quase duas décadas de experiência em ambientes multiculturais com empresas, universidades e governos, Darcy contribuiu em áreas como estratégia, finanças, fusões e aquisições, treinamento, relações públicas, capital de risco, desenvolvimento de negócios, business intelligence e digitalização.

Denis Lopardo

Denis Lopardo

Cargo: Sócio-fundador e CEO
Instituição: Scoo Mobilidade
Palestra: “O termo micromobilidade define uma categoria de novos veículos que estão sendo introduzidos nas cidades e devem atender a três condições: pesar menos que 500kg, ser acionado por um motor elétrico e ser utilizado principalmente como transporte. Como a micromobilidade pode ajudar a mobilidade nos grandes centros urbanos?”


Sócio-fundador e CEO da Scoo Mobilidade. Idealizador e investidor de iniciativas do mercado esportivo, mobilidade e sustentabilidade. 25 anos de carreira corporativa, 15 anos como executivo (Unilever, Mondelez e Monsanto). Atleta de elite em modalidades de força (recordista, campeão brasileiro e sulamericano). Coach e Palestrante.

Elias de Souza

Elias de Souza

Cargo: Diretor da Indústria de Governo e Serviços Públicos
Instituição: Deloitte
Palestra: 


É advogado com mestrado em gestão e políticas públicas pela FGV-EAESP (2015) e MBA em gestão pela FUNCEFET-RJ (2001). Atualmente é diretor da Indústria de Governo e Serviços Públicos da Deloitte no Brasil. Tem mais de 20 anos de experiência na área de infraestrutura, com foco na estruturação de projetos que envolvam PPP, concessões e contratos de gestão. Trabalhou em projetos com financiamento de organizações multilaterais (BID, Banco Mundial, IFC, JBIC e Unesco). Prestou consultoria para administração pública, com ênfase em políticas e planejamento governamentais, bem como assessoria jurídica corporativa, consistente em assessoria legal (nacional e internacional) e contenciosa. Tem experiência em projetos de infraestrutura que envolvam planejamento urbano e mobilidade urbana com foco em desenvolvimento de cidades inteligentes.

Fabio Kon

Fabio Kon

Cargo: Professor
Instituição: IME-USP
Palestra: “O crescimento do Bike Sharing no mundo – Análise de Big Data e Desafios”


Fabio Kon, Professor Titular de Ciência da Computação do IME-USP, coordena o Instituto Nacional de C&T para Cidades Inteligentes (http://interscity.org). Foi Professor Visitante no MIT Senseable City Lab onde desenvolveu pesquisas em ciência de dados aplicada a mobilidade urbana com bicicletas.

Felipe Daud

Felipe Daud

Cargo: Diretor de Relações Institucionais
Instituição: Lime Brasil e América do Sul
Palestra: “O termo micromobilidade define uma categoria de novos veículos que estão sendo introduzidos nas cidades e devem atender a três condições: pesar menos que 500kg, ser acionado por um motor elétrico e ser utilizado principalmente como transporte. Como a micromobilidade pode ajudar a mobilidade nos grandes centros urbanos?”


Diretor de Relações Institucionais da Lime para Brasil e América do Sul. Foi gerente de Relações Institucionais na Ambev até 2018. Antes disso, foi Chefe de Gabinete na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Presidência da República e assessor da hoje Senadora Mara Gabrilli. Advogado, possui mestrado em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito pela New York University (NYU).

Fernando Monteiro

Fernando Monteiro

Cargo: Sócio
Instituição: L.E.K. Consulting
Palestra: “Como a implementação do MaaS: Mobilidade como um serviço poderá mudar o cenário da mobilidade urbana no Brasil”


Sócio da L.E.K. Consulting com mais de 15 anos de experiência em consultoria de gestão com maior atuação em projetos de organização & performance principalmente nos setores de consumo, varejo e transporte.

Flavio Tavares

Flavio Tavares

Cargo: Fundador e CMO
Instituição: Instituto PARAR e GolSat
Palestra: “O transporte de cargas nos centros urbanos é apontado como o maior gargalo da mobilidade brasileira, apesar de ser essencial para o funcionamento da cidade. Quais são os modelos inteligentes de mobilidade que possam ser adaptados para a realidade brasileira?”


Fundador do Instituto PARAR, Idealizador da Welcome Tomorrow, um dos maiores eventos de mobilidade do mundo, e CMO da GolSat.
Referência em mobilidade corporativa no Brasil, Flavio Tavares tem incentivado empresas a repensarem a maneira como fazem negócios e a terem um olhar mais sensível em relação às pessoas. Em 2012, fundou o Instituto PARAR com o intuito de conectar players do setor automotivo e de mobilidade a startups inovadoras que querem transformar o amanhã. É palestrante, mentor de startups e uma das maiores vozes sobre propósito e impacto social.

Francisco Lyra

Francisco Lyra

Cargo: Sócio e Presidente
Instituição: CFLY Aviation e IBA – Instituto Brasileiro de Aviação
Palco: Vieira Couto
Painel 4
Durante o II Encontro Anual Uber Elevate realizado em 2018, foi apresentada a primeira rede de aviação urbana do mundo. No Brasil a Voom, empresa que oferece serviços de helicópteros sob demanda, completa dois anos de operação. Como desmitificar a aviação executiva como um transporte de luxo e integrá-lo na lógica de mobilidade urbana?
Palestra: “Mobilidade Compartilhada”


É um empreendedor e aviador brasileiro. Iniciou carreira há 43 anos na aviação. Sócio fundador de empresas nas áreas de Aviação, Infraestrutura aeronáutica, Comunicação e Marketing. Casado, 59 anos (1959), dois filhos, natural de São Paulo, SP. Acumulou mais de17.000 horas de voo em aviões comerciais e privados. Participou como palestrante convidado de Comissões Especiais do Senado Federal e da Câmara com temas de Infraestrutura para Aviação Civil e Regulamentação da Lei do Aeronauta.

Gerald Blake Lee

Gerald Blake Lee

Cargo: Presidente
Instituição: Moderns Logistics
Palestra: “A cadeia de suprimento urbana tradicional sofre uma revolução. As novas tecnologias, caminhões autônomos, deliverybots e drones nos levam a repensar a logística urbana e regional. O que o futuro reserva para o setor logístico?”


Gerald Blake Lee, empreendedor e executivo, é fundador e CEO da Modern Logistics em São Paulo, Brasil. Gerald é co-fundador da Azul Linhas Aéreas, terceira maior companhia aérea do país. Antes da Modern e Azul, Gerald foi VP Business Development, Director Corporate Finance e Corporate Counsel na Jet Blue Companhia Aérea em Nova Iorque. Advogado, Gerald tem larga experiência em M&A e Leis de Segurança. Graduado em direito na Universidade de Virgínia, Gerald conquistou o diploma em contabilidade na New York University, enquanto trabalhava como Detetive no Controle de Crime Organizado de Nova Iorque.
Lee é dono de uma personalidade colorida, catalisadora e realizadora. Um visionário que acredita no desenvolvimento do Brasil fundamentado por valores que conduzem à prosperidade de todo o país.

Guilherme Johnston

Guilherme Johnston

Cargo: Representante
Instituição: Catapult
Palestra: “O papel dos veículos autônomos no futuro das cidades”


Profissional global com 15 anos de experiência na liderança de projetos e programas internacionais na América Latina, Europa, África e Ásia. Forte conhecimento internacional e rede em domínios como desenvolvimento urbano, financiamento climático, cidades inteligentes, resiliência da cidade, mudança climática, promoção do comércio internacional, desenvolvimento de negócios internacionais. Histórico comprovado na aquisição de projetos internacionais por meio de gerenciamento de propostas e desenvolvimento de relacionamentos. Multilíngue (português, inglês, francês, espanhol, italiano) e capaz de trabalhar em ambientes multiculturais.

Hugo Santana

Hugo Santana

Cargo: Diretor de Transportes e líder do time de inovação
Instituição: HP Transportes Coletivos
Palestra: “The power of shared mobility to make operators more competitive and cities more livable


Diretor de Transportes e líder do time de inovação na HP Transportes Coletivos. Graduado em Direito pela UNIP com especialização em Gestão de Negócio pela Fundação Dom Cabral. Foi responsável pela implantação do primeiro serviço de transporte responsivo à demanda (DRT) na América Latina, o CityBus 2.0.

Ignacio Barrios

Ignacio Barrios

Cargo: CEO
Instituição: Kido Dynamics
Palestra: “Como acessar os dados gerados pela população, utilizando os dados digitais e machine learning para reconstruir a rota completa de grandes grupos de pessoas e fornecer um profundo conhecimento sobre o padrão de mobilidade dos cidadãos”


Ignacio Barrios, CEO da Kido Dynamics, é formado em Engenharia Civil e trabalhou por mais de 10 anos como gerente de projetos internacionais no setor de transportes, o que o levou a 3 continentes diferentes. Mais recentemente, realizou um MBA na IMD Business School, e trabalhou com gerente de investimento de PE / VC para um Family Office, com foco em cleantech, energia renonável e start-ups de inovação.
Sua visão sobre a necessidade premente de se viajar com boa qualidade tanto para retratar situações existentes quanto para ajudar a identificar problemas relacionados à operação dos sistemas de mobilidade cada vez mais complexos de hoje, fez com que ele se juntasse a Alberto Hernando para fundar a Kido Dynamics. Atualmente, a empresa opera em 6 países, fornecendo soluções inovadoras de análise de big data inspiradas em física social para empresas e governos locais.

Jacob Paschoal

Jacob Paschoal

Cargo: Procurador do Município assessoria e fiscalização 
Instituição: Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana do Município de Guarulhos-SP
Palestra: “As ruas compreendem uma parcela significativa do espaço público nas cidades e idealmente as ruas e calçadas deveriam ser lugares dinâmicos para se reunir, caminhar ou andar de bicicleta. Como seria o design de centrado no ser humano?”


Jacob Paschoal é Advogado e Procurador do Município de Guarulhos, foi Secretário de Assuntos Jurídicos do Município de Bertioga – SP no ano de 2017.Atualmente, além da advocacia privada, exerce como Procurador do Município assessoria e fiscalização junto à Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana do Município de Guarulhos-SP.
No campo acadêmico, é Especialista em Direito Eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista do Tribunal Regional Eleitoral- SP, Mestre em Direito do Estado com a Dissertação “Métodos de controle nas concessões de serviços públicos de transportes municipais” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e atualmente cursa Mestrado em Direito na Universidade Nove de Julho. Possui inúmeras publicações
É Coordenador Jurídico do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana da ANTP (biênio 2019-2020).

Jean Carlos Pejo

Jean Carlos Pejo

Cargo: Secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos
Instituição: Ministério do Desenvolvimento Regional
Palestra: “Planejamento urbano para mobilidade: conectividade e integração são fundamentais para a maneira como precisamos pensar em mobilidade urbana”


Jean Carlos Pejo, atual Assessor Especial do Ministro do Ministério do Desenvolvimento Regional. Secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, do Ministério do Desenvolvimento Regional. Engenheiro mecânico formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduação com MBA em Logística Empresarial e Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. É especialista em ferrovias com cursos em quatro países: Japão, França, Reino Unido e Estados Unidos.
Atuou como secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF/Brasil), onde coordenou um projeto que busca a ocupação sustentável do território nacional por ferrovias associadas ao agronegócio.
Também foi diretor de Planejamento e Gestão na Ferrovia Paulista S.A (Fepasa) e membro da empresa de transmissão e distribuição de energia Cia. Paulista de Força e Luz (CPFL).

João Pedro Novochadlo

João Pedro Novochadlo

Cargo: Fundador
Instituição: Veever
Palestra: “Sistemas de transporte inteligentes: segurança, gestão de tráfego e redução do congestionamento nas cidades”


Com apenas 27 anos, o Criativo Tecnologista curitibano juntou suas experiências de programação e tecnologia com sua criatividade artística e comunicacional para desenvolver mais de 50 projetos de inovação, acumulando assim, reconhecimento e dezenas de prêmios na área. Entre as soluções desenvolvidas, destaca-se o Veever, um aplicativo mobile que utiliza-se de dispositivos de microlocalização para facilitar a locomoção, interação e inclusão de pessoas com deficiência visual em ambientes urbanos internos e externos.

Joubert Flores

Joubert Flores

Cargo: Presidente
Instituição: ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos
Palco: Plenária
Painel:
Como provocar uma revolução na mobilidade urbana no Brasil?


Engenheiro Eletricista formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1978; Eletrotécnico pelo CEFET-RJ (1973) e MBA em Gerência de Energia da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (2002). No MetrôRio desde 01 de outubro de 1974, exerceu, entre outros, o cargo de Diretor de Engenharia, Gerenciamento e Desenvolvimento; Diretor de Relações Institucionais e Recursos Humanos (2005 a 2011) e, atualmente, trabalha na diretoria do MetrôRio.
Joubert também é Presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Presidente da Comissão Metroferroviária da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e representante da América Latina do Comitê Mundial de Metrôs da UITP (União Internacional de Transportes Públicos).

Leandro Aliseda

Leandro Aliseda

Cargo: Country Manager Brasil
Instituição: Via
Palestra: “The power of shared mobility to make operators more competitive and cities more livable


Via, Country Manager Brasil Leandro lidera as parcerias de mobilidade sob demanda da Via no Brasil. Ele tem mais de 25 anos de experiência profissional, ocupando cargos de liderança em Consultoria / Tecnologia (Accenture / Deloitte / Novabase) e Mobilidade (Localiza / Hertz). Leandro possui MBA pela University of Texas e mestrado em Filosofia pela UNICAMP.

Leonardo Tavares Ribeiro

Leonardo Tavares Ribeiro

Cargo: Mestre em Economia
Instituição: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)
Palestra: “Planejamento Inteligente: Vantagens e desafios do uso de Big Data na Mobilidade Urbana”


Economista graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrando em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Economia Industrial.
Experiência em temas como Concessões e Parcerias Público-Privadas, Saneamento Básico, Infraestrutura de Transportes e Localização Industrial.
Atuação como coautor no livro “Mobilidade Urbana sobre Trilhos na ótica dos grandes formadores de opinião”, publicado pela ANPTrilhos, participando da elaboração do capítulo “Benefícios socioeconômicos do transporte de passageiros sobre trilhos”.

Luis Fernando Villaça Meyer

Luis Fernando Villaça Meyer

Cargo: Diretor de Operações
Instituição: Instituto Cordial
Palestra: “Mobilidade segura baseada em evidências”


Diretor de Operações do Instituto Cordial, arquiteto e urbanista graduado e mestrando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, foi membro do Conselho Municipal de Política Urbana e assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, onde coordenou a elaboração dos Planos Regionais das Subprefeituras.

Luiz Antonio Cortez Ferreira

Luiz Antonio Cortez Ferreira

Cargo: Gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Urbanos
Instituição: Metrô SP
Palestra: “Planejamento urbano para mobilidade: conectividade e integração são fundamentais para a maneira como precisamos pensar em mobilidade urbana”


Atualmente responsável pela Gerência de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô de São Paulo, é especialista em planejamento de transportes urbanos e em gestão ambiental e conservação de energia. Arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, tem longa experiência no planejamento e projeto de sistemas de transporte de alta e média capacidade. É coordenador executivo da Iniciativa Latino-americana para o Transporte Sustentável – ILATS, conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP e coordenador da Comissão de Mobilidade Urbana do CAU/SP. Foi conselheiro do CONSEMA, Conselho Estadual do Meio Ambiente por cinco anos.

Marcel Ogando

Marcel Ogando

Cargo: Co-fundador e CTO
Instituição:
Milênio Bus
Palestra: ”Novos usos da tecnologia wi-fi para melhoria no transporte público”


Co-fundador e CTO da Milênio Bus, Marcel Ogando possui 30 anos e é formado em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Mauá de Tecnologia.
Já trabalhou por mais de 10 anos na área de tecnologia em grandes empresas, tais como Credit-Suisse, JPMorgan, Itaú-Unibanco e Ernst & Young.
Fundou a Milênio Bus em Junho/2018, após o seu projeto de contagem de passageiros em tempo real ser premiado em Harvard e no MIT.
Hoje, sua startup já conta com 6 funcionários e está apresentando um rápido crescimento no setor de mobilidade urbana.

Marcelo Sarralha

Marcelo Sarralha

Cargo: Diretor de Marketing
Instituição: VISA
Palestra: “Quais são as tecnologias disponíveis que vão ajudar na promoção da revolução da mobilidade?”


Marcelo Sarralha é diretor executivo de Produtos da Visa do Brasil, onde lidera a estratégia para o desenvolvimento de novas soluções e habilitação de novos tipos de pagamentos da empresa para o mercado local. Sua equipe é responsável por soluções que empregam novas plataformas transacionais, como aceitação de transações por aproximação pelo segmento de transporte público, suporte aos bancos para abrir suas APIs (Open Banking), gerenciamento das APIs da Visa e por soluções envolvendo assistentes virtuais, tanto por texto como por voz.
Sarralha também é responsável por apoiar as instituições financeiras no desenvolvimento de estratégias para o uso de soluções digitais, promovendo a introdução de novas tecnologias e soluções no mercado.
Na Visa desde 2006, foi tambem responsável pela área de Canais e Tecnologias Emergentes que incluía projetos como migração para chip, cartões por aproximação, habilitação de cartões de débito e pré-pagos para compras na internet, soluções de autenticação, pagamentos móveis – remoto e contactless (NFC).
Com experiência de mais de 20 anos, o executivo iniciou suas atividades na indústria de semicondutores, em seguida passou pela indústria de cartões.

Marcius D´Avila

Marcius D´Avila

Cargo: Coordenador de Relacionamento
Instituição: Observatório Nacional de Segurança Viária.
Palestra: “A importância dos programas e políticas de gestão e operação de trânsito pra garantir a mobilidade das pessoas com segurança nas cidades”


Administrador, Especialista em Trânsito e Mobilidade Urbana pela Universidade Candido Mendes/RJ, Coordenador de Relacionamento do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Miguel Jacob

Miguel Jacob

Cargo: Gerente de Políticas Públicas e Pesquisa
Instituição: 99
Palestra: “Qual é o impacto para o transporte público a ampliação da utilização dos modais de transporte de forma compartilhada? Como os sistemas de transporte convencionais podem se favorecer da mobilidade compartilhada?”


Economista e Mestre em Administração Pública em Governo, é Gerente de Políticas Públicas e Pesquisa da 99. Especialista em transporte urbano e análise de políticas públicas, tem experiência em métodos quantitativos e análise de dados, incluindo aqueles abertos e geoespaciais.

Ogeny Pedro Maia Neto

Ogeny Pedro Maia Neto

Cargo: Presidente
Instituição: Urbs
Palestra: “A capacidade de alavancar dados de uma ampla variedade de atores é a chave para entender o comportamento de viagem e avançar para um planejamento mais eficiente. Como desenvolver o transporte multimodal responsivo através de fluxos de informação compartilhados, padronizados e interoperáveis?”


Engenheiro Mecânico com MBA pela Fundação Dom Cabral, entre outras várias especializações técnicas e administrativas, Ogeny Pedro Maia Neto tem ampla trajetória profissional na iniciativa privada. De projetista industrial (1988 a 1992) a Presidente Executivo de uma grande empresa de logística, cargo que ocupou entre 2012 e 2016. Após esse período, assumiu a diretoria administrativa financeira do ICS – Instituto Curitiba de Saúde.

Paula Faria

Paula Faria

Cargo: Sócia-diretora
Instituição: Sator
Palestra:


Paula Faria é sócia-diretora da Sator. A executiva tem idealizado e estado à frente de grandes projetos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, tais como: Airport Infra Expo, Fórum de Mobilidade, PPP Awards & Conference, IBAS – International Brazil Air Show e, mais recentemente, o Connected Smart Mobility. Em 2015, lançou o Connected Smart Cities, plataforma que envolve empresas, entidades e governos, tendo como missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam pequenas ou megacidades.

Paulo Fernandes de Oliveira

Paulo Fernandes de Oliveira

Cargo: Consultor
Instituição: Banco Mundial
Palestra:


Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), com especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-CEAG) e em Logística pelo Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS). Curso de educação executiva no MIT, Boston, EUA (Supply Chain Excellence).
Mais de 15 anos de experiência na área de operações logísticas e supply chain, atuou em empresas nacionais (Grupo Abril, Sadia, Liquigás) e multinacionais (Souza Cruz, Unilever, Danone), sempre envolvido em projetos na cadeia de abastecimento, como distribuição, roteirização, indicadores de desempenho, planejamento e contratação/gestão de terceiros.
Atualmente é consultor do Banco Mundial em projetos de Logística Urbana, pesquisador no Centro de Excelência em Logística e Supply Chain da FGV (FGVcelog), colunista na revista Mundo Logística e sócio da SCAMBO Consultoria. Desde 2011, é também professor no MBA na FGV em disciplinas como Gestão de Cadeia de Abastecimento, Logística Reversa e Logística do Varejo.

Paulo Maisonnave

Paulo Maisonnave

Cargo: E-Mobility Offer Latin America
Instituição: Enel X
Palestra: “A demanda de veículos elétricos está crescendo rapidamente. Acompanhar esse crescimento exige não apenas novas infraestruturas, mas novas formas de pensar sobre o setor. Quais os principais desafios que o mercado global de VE enfrenta? Como as empresas estão impulsionando a inovação?”


Engenheiro eletricista (PUC-Rio), Mestrado em Administração de Empresas, 2 MBAs (Gestão de Energia e Management). Atualmente Responsável por estratégia, estruturação, oferta de produtos e serviços em E-Mobility Latam. 20 anos de experiência no Grupo Enel, trabalhou como ponto focal de Inovação na Enel X em E-Home e em E-Mobility. Foi Responsável por Oportunidades de Negócios Inovadores na Enel Brasil, com atribuições como definição de estratégias, gestão de projetos de P&D e Inovação. Ocupou diversos cargos de gerência, como Gerente de Usina, HSEQ, Serviços Técnicos, Otimização de Desempenho e P&D+i.

Rafael Presa

Rafael Presa

Cargo: Market Developer Brazil
Instituição: IOTA Foundation / Smart City Investments
Palestra: “O papel dos veículos autônomos no futuro das cidades”


Rafael Presa é Market Developer e apoia empresas e instituições governamentais a implementar um ambiente de dados confiável para uma economia de máquina para máquina.
Antes de iniciar este papel na Fundação IOTA, na Alemanha, Rafael trabalhou por mais de 10 anos como empreendedor e também no mercado imobiliário. Como Bacharel em Administração de Empresas e MBA em Gestão de TI, após uma carreira bem-sucedida em entender os processos de negócios de diversos setores e suas lacunas tecnológicas, Rafael agora aconselha a implementação de soluções em projetos de smart cities e facilita a cocriação de testbeds com stakeholders para aplicação da Tecnologia de Ledger Distribuído da IOTA, o Tangle.

Renata Castro Cardias

Renata Castro Cardias

Cargo: Professora
Instituição: Fatec São Roque – Centro Paula Souza
Palestra: “Walking Tour e a possibilidade de diversificar o olhar pela cidade”


Renata Castro Cardias é bacharel em Turismo, especialista em Gestão Cultural e em Cidades e Empreendimentos Criativos, mestre  doutora em Comunicação Social. Atua no mercado turístico desde 1996, nos segmentos de agenciamento de viagens, hospedagem e eventos. É docente desde 2000, em cursos de graduação (bacharelado e tecnológico) presenciais e a distância e em cursos de pós-graduação na área de hospitalidade. Atualmente é Coordenadora de Projetos do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer na unidade de graduação do Centro Paula Souza e docente do curso de Gestão de Turismo da Fatec São Roque.

Renato de Castro

Renato de Castro

Cargo: Embaixador de Smart Cities
Instituição: TM Fórum de Londres
Palestra: 


Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres e membro do conselho consultivo global da Leading Cities de Boston. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos.

Ricardo Costa Nakamura

Ricardo Costa Nakamura

Cargo: Gerente de Desenvolvimento de Negócios
Instituição: Siemens Smart Infrastructure
Palestra: “A demanda de veículos elétricos está crescendo rapidamente. Acompanhar esse crescimento exige não apenas novas infraestruturas, mas novas formas de pensar sobre o setor. Quais os principais desafios que o mercado global de VE enfrenta? Como as empresas estão impulsionando a inovação?”


Engenheiro Eletricista graduado pela Escola de Engenharia Mackenzie, MBA em Gerenciamento de Projetos. Atuou desde 2006 nas áreas de Gerenciamento de Produtos, Marketing Estratégico, Vendas e Pós Vendas em multinacionais do setor Elétrico. Atualmente, é Gerente de Desenvolvimento de Negócios da SIEMENS, responsável pela área de soluções para os mercados de Energia Fotovoltaica, Armazenamento de Energia e Mobilidade Elétrica e Diretor do Departamento de Logística e Transporte do DEINFRA-FIESP.

Tomás Martins

Tomás Martins

Cargo: CEO
Instituição: Tembici
Palestra: “Logística de rebalanceamento (adequação para o usuário) e Desafios da internacionalização – Reestruturação de um sistema de bike share”


Tomás Petti Martins, 32 anos, CEO da Tembici, empresa líder em compartilhamento de bicicletas na América Latina, com entrada recente também no mercado de patinetes elétricos compartilhados. A principal área de atuação da empresa é o planejamento, implantação e operação logística dos sistemas. Presente em 17 cidades, e países como Chile e Argentina, a Tembici contabiliza 34 projetos e mais de 3.5 milhões de usuários, desde sua fundação em 2010. Formado em Relações Internacionais pela Fundação Álvares Penteado/SP (FAAP), Tomás é membro do conselho do Instituto de Formação de Líderes desde 2014.

Vandete Mendonça

Vandete Mendonça

Cargo: Analista de Produtividade e Inovação
Instituição: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI
Palestra: “A demanda de veículos elétricos está crescendo rapidamente. Acompanhar esse crescimento exige não apenas novas infraestruturas, mas novas formas de pensar sobre o setor. Quais os principais desafios que o mercado global de VE enfrenta? Como as empresas estão impulsionando a inovação?”


Vandete Mendonça é Analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI. Graduada em Administração e Mestre em Estratégia Organizacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua em gerenciamento de projetos de desenvolvimento industrial há mais de 10 anos. Com certificação PMP é responsável pelo Projeto de Compartilhamento de Veículos Elétricos para a frota pública, iniciativa do Programa de Cidades 4.0 da ABDI, vinculada ao Governo Federal.

Venilton Tadini

Venilton Tadini

Cargo: Presidente
Instituição: ABDIB
Palco:
Plenária
Painel: Como provocar uma revolução na mobilidade urbana no Brasil?


É presidente-executivo da ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base desde jan/2016. Membro do Conselho de Administração do Banco Fator desde junho/2011. É economista e Mestre em Teoria Econômica pela USP.

Vicente Abate

Vicente Abate

Cargo: Presidente
Instituição: ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária
Palestra: “A cadeia de suprimento urbana tradicional sofre uma revolução. As novas tecnologias, caminhões autônomos, deliverybots e drones nos levam a repensar a logística urbana e regional. O que o futuro reserva para o setor logístico?”


Engenheiro formado pela Escola de Engenharia Mauá, Presidente da ABIFER, Consultor das empresas Greenbrier e Amsted Maxion, Conselheiro do Instituto de Engenharia.

Victor Callil

Victor Callil

Cargo: Pesquisador
Instituição: Cebrap – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
Palestra: “O impacto social do uso da bicicleta em São Paulo e Rio de Janeiro: uma abordagem comparativa”


Mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graudado em pesquisa de marketing, mídia e opinião pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP-SP). Possui graduação em Turismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap desde 2009 onde participa de pesquisas sobre mobilidade urbana e políticas públicas. Trabalha com o tema da mobilidade por bicicleta desde 2011. Participou da elaboração das Ciclorrotas (2011 e 2012) e do mapeamento do Bike Sampa (2012). Compõe a equipe responsável pela elaboração de indicadores e análise de acompanhamento de sistemas de bicicleta compartilhada em 6 cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife (2012 – 2017). Realizou pesquisas quantitativas e qualitativas com ciclistas (2012 – 2015) e com gestores públicos (2016). Desenvolve trabalhos técnicos de contagem (2014, 2015, 2017), além de trabalhos acadêmicos na área (2017, 2018). É organizador do livro “Estudos de Mobilidade por Bicicleta” de 2017, e da edição de 2018 (ainda no prelo).

Wagner Schalch

Wagner Schalch

Cargo: Senior Expert em Engenharia de Sistemas
Instituição: World Class Engineering – Alstom
Palestra: “Sistemas de transporte inteligentes: segurança, gestão de tráfego e redução do congestionamento nas cidades”


Wagner Schalch é membro Senior Expert em Engenharia de Sistemas do grupo World Class Engineering da Alstom e possui 18 anos de experiência em sistemas de sinalização metroferroviários, trabalhando em todos os estágios do ciclo de desenvolvimento de sistemas e produtos aplicados em projetos pelo mundo todo. É formado em Engenharia Elétrica pela FEI, possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Unicamp e Doutorado em Engenharia de Sistemas pelo INPE.

EDIÇÃO 2019

PATROCÍNIO APRESENTADOR

PATROCÍNIO DIAMANTE

PATROCÍNIO OURO

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO APOIO

PARCEIROS ESTRATÉGICOS

APOIO INTERNACIONAL

APOIO INSTITUCIONAL

FORNECEDOR OFICIAL

REALIZAÇÃO

EVENTO PARALELO