Visa e plataforma Connected Smart Cities promovem debates do uso da tecnologia em auxílio à mobilidade urbana

A evolução tecnológica do pagamento, aliada à mobilidade urbana, será tema central da série, com 4 blocos, que a Visa participa, a partir do dia 06 de julho, em parceria com a Plataforma do Connected Smart Cities & Mobility. O objetivo é promover o debate de ideias neste contexto, entre empresas de transportes urbanos, instituições bancárias, gestores de arrecadação em praças de pedágios, e a secretarias municipais de transportes.

Desde abril de 2019, a solução global Visa Secure Access Module (VSAM), está em funcionamento no Metrô do Rio de Janeiro, em todas as suas 41 estações. O sistema aceita o pagamento do bilhete de qualquer celular, cartão de crédito, pulseira ou relógio que conte com a tecnologia NFC – uma comunicação sem fio que permite o pagamento por aproximação.

Além do metrô do Rio de Janeiro, há trens e barcas da cidade que também fazem uso da nova tecnologia. A solução foi implantada ainda na capital paulista, em aproximadamente 200 ônibus de 12 linhas. Outras cidades no mundo, como Nova York, Londres e Cingapura já utilizam o sistema.

Mobilidade Urbana

A tecnologia tem um papel importante no conceito de mobilidade urbana. Percival Jatobá, vice-presidente de Inovação e Soluções da Visa do Brasil comenta que “a mobilidade é um desafio para a cidadania, porque ao gerenciar com mais atenção o tema, você melhora a questão de fluxo nas cidades, possibilita que as pessoas poupem o tempo que gastavam com engarrafamento, elimina impactos ambientais e salva milhares de vidas que são perdidas diariamente em acidentes de trânsito”. 

“Claramente, a dependência da mobilidade urbana só vai continuar a aumentar. Agora, mais do que nunca, governos, empresas, operadoras de transporte e bancos precisam estar preparados para a próxima etapa de reativar nossa economia, fortalecer nossas comunidades, expandir a digitalização e a inclusão financeira em larga escala, tornando nossas cidades sustentáveis e mais inteligentes”, afirma Marcelo Sarralha, diretor executivo de Soluções da Visa do Brasil.

Para Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, “a tecnologia VSAM permite mais comodidade e praticidade aos usuários do transporte público, assim como mais opções de pagamentos para que possam escolher como pagar pela tarifa”.

 

Serviço:

Série Temática: A evolução tecnológica do pagamento como aliada da mobilidade urbana – PARCERIA VISA E CONNECTED SMART CITIES & MOBILITY.

Datas: 06,13,20,27/07/2021

Local: Plataforma evento.connectedsmartcities.com.br (é necessária a inscrição prévia. Os inscritos recebem um link no e-mail para a transmissão ao vivo).

Horário: 09h00 às 11h00          

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities & Mobility

Patrícia Esteves (Mtb 49995)

+55 13 98808-8470