Decreto Municipal, que passou a valer nesta quarta-feira em São Paulo, fez parte do evento nacional que reúne mais de 500 pessoas no Centro de Convenções Frei Caneca  

 

Terminou há pouco a Cerimônia de Abertura da 7ª edição do Connected Smart Cities & Mobility no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Antes que todos os participantes tivessem acesso ao evento, foi exigido o Passaporte da Vacina e todos foram testados com teste PCR. O Passaporte da Vacina passou a ser obrigatório a partir desta quarta-feira, de acordo com decreto da prefeitura de São Paulo que exige a apresentação de, no mínimo, a primeira dose para eventos acima de 500 participantes.

 

Como de costume em anos anteriores, foram reveladas as 15 cidades que melhor se posicionaram no Ranking Connected Smart Cities 2021, importante estudo de cidades inteligentes que avalia ações e projetos no contexto de 11 eixos temáticos e 75 indicadores. Prefeitos e/ou secretários municipais representaram as cidades vencedoras para receber o troféu de cidade mais inteligente e conectada do Brasil.

O resultado é apresentado em 4 frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

 

São Paulo levou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar no Ranking Geral, além de vencer entre todas as cidades da região sudeste, e também no eixo de Mobilidade e Acessibilidade. O Secretário  Municipal de Inovação e Tecnologia, representando o Prefeito, Ricardo Nunes, disse que a secretaria tem a responsabilidade de conectar 12 milhões e meio de habitantes da cidade, um hub de inovação. “Para nós, a tecnologia é determinante”, disse. O atual projeto para o município, de acordo com o Secretário, é a inserção de 10 mil pontos de wi-fi em toda cidade.  

 

Por ordem, as cidades melhor posicionadas no Ranking Geral 2021 foram: São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Vitória, São Caetano do Sul, Rio de Janeiro, Campinas, Niterói e Salvador. Ainda tiveram destaque em determinados eixos: Barueri (Economia), Balneário Camboriú (Meio Ambiente), Belo Horizonte (Saúde), Jaguariúna (cidades de 50 a 100 mil habitantes) e Palmas (região Norte).

 

Connected Smart Cities & Mobility

 

Neste ano, a 7ª edição do Connected Smart Cities & Mobility, no mesmo espaço do AirConnected, reúne mais de 500 pessoas, entre palestrantes e participantes, com associações que apoiam a plataforma, representantes de governo e empresas patrocinadoras. As palestras são divididas por eixos temáticos entre cidades conectadas, cidades participativas e engajadas, cidades empreendedoras, cidades prósperas, cidades humanas, resilientes e inclusivas, urbanismo sustentável nas cidades, conectividade e integração, data analytics, tendências, mobilidade compartilhada, mobilidade ativa, veículos elétricos, e mobilidade para as pessoas.

 

As apresentações simultâneas estão divididas em 11 palcos, hoje e amanhã, presencialmente, no Frei Caneca, e sexta-feira, 03, no formato digital.  

 

Para Paula Faria, “nestes 7 anos de atuação, a Plataforma Connected Smart Cities vem desempenhando papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. O objetivo fundamental é tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility.  

 

Prêmio Connected Smart Cities

 

Amanhã, 02, o evento continua, no formato híbrido, e serão revelados os 10 finalistas que concorrem ao Prêmio Connected Smart Cities, outra ação da Plataforma Connected Smart Cities & Mobility. O Prêmio é dividido entre as categorias Negócios em Operação (que oferecem produtos ou serviços com receita disponíveis no mercado), e Negócios Pré-Operacionais (que ainda estão em fase de desenvolvimento). Entre 28 negócios inscritos, em 2021, foram escolhidos cinco candidatos, de cada categoria, que agora concorrem aos três primeiros colocados. 

Serviço:

 

7ª edição do Connected Smart Cities & Mobility

Datas: 01 a 03 de setembro de 2021 (formato híbrido)

Local: Centro de Convenções Frei Caneca (presencial) e online no formato digital.

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa Necta – Conexões com Propósito

Patrícia Esteves (49995)

13 98808-8470